top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávia Belo

O clima organizacional nas empresas


Não é de hoje que cientistas afirmam que o clima organizacional de uma empresa influência no ambiente, na produtividade e na sua cultura. A expressão clima organizacional significa como está o ambiente dentro da empresa e em muitos casos é possível fazer uma breve comparação com o clima ambiental:


*Clima quente, ensolarado: a empresa possui um ambiente amistoso, tranquilo, agradável, e com funcionários dispostos a trabalhar em equipe.


*Clima seco, sem previsão de chuva:podemos identificar um ambiente profissional, porém sem harmonia e com pouco grau de relacionamento pessoal, onde as pessoas tendem a ser ásperas e secas no seu tratamento e individualistas e centralizadoras.


*Clima nublado, com pancadas de chuvas: este clima aparece quando na empresa surgem alguns casos de desafeto e antipatia e competição acirrada começam a dominar o ambiente.


* Tempo fechado, com chuvas, raios e trovões: geralmente quando o clima está neste estágio costuma-se pedir ajuda aos "bombeiros consultores" para resolver o problema. Mas ai está a questão: o problema é que as chuvas torrenciais geralmente são conflitos criados por pessoas ou departamentos inteiros, e quando chegam neste estágio é como uma tempestade, vai inundando e levando todos numa só correnteza, mesmo aqueles que não tem nada a ver. Neste caso, é preciso esperar a chuva estiar e os ânimos acalmarem, analisar os estragos para só depois começar a limpar e reconstruir a empresa.


Em uma simples comparação podemos explicar, de modo genérico, como o clima organizacional pode influenciar no ambiente organizacional, na produtividade dos funcionários e até mesmo na qualidade dos serviços prestados por eles no mercado.


Nesse contexto uma ação preventiva é a pesquisa de clima organizacional, que quando aplicada periodicamente é capaz de diagnosticar os pontos de conflitos e insatisfação e auxiliar o RH no planejamento estratégico de ações para prevenir e solucionar tais problemas.


Deseja fazer uma pesquisa na sua empresa? entre em contato conosco e peça uma proposta comercial.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page