Buscar
  • Flávia Belo

ENTREVISTA ON LINE: O QUE FAZER?

Com essa pandemia, as empresas estão aderindo às entrevistas on line, sejam elas via skipe ou através de vídeo chamada no whattsapp.

Para isso, é importante lembrar ao candidato que essa entrevista é tão tradicional quanto à entrevista presencial, e para tal é necessário se preparar. Segue algumas dicas:

Escolha um equipamento que te deixe mais confortável para ser utilizado (computador, tablet ou smartphone).

Teste sua internet antes da entrevista e certifique-se que a conexão é boa e não vai cair ou travar a ligação. Se não confiar na internet, escolha outro local onde tenha uma conexão boa.

Selecione o local adequado para a entrevista, sem barulho ao redor, preferencialmente isolado onde esteja livre de distrações ou do risco de alguém entrar no quadro da câmera sem ser solicitado, além de ser possível controlar a iluminação e exibir um fundo genérico. O ideal é um ambiente arrumado, com parede branca ao fundo e boa iluminação. Também é necessário espaço suficiente da câmera, de preferência para ser visto da cintura para cima e não apenas o rosto.

Teste toda a tecnologia a ser usado, como conexão, sinal de internet, câmera, microfone, fone de ouvido, programa de vídeo e troca de mensagens. Tenha certeza de que você sabe como funciona cada recurso do programa de mensagens (geralmente o Skype ou whattsapp), e como corrigir possíveis erros.

Se prepare para possíveis problemas, criando um plano alternativo caso algo dê errado no dia da entrevista. Faça uma lista do que pode dar errado (como a conexão, problemas com o microfone, etc.), e crie soluções rápidas para cada problema.

Faça todas as preparações necessárias para uma entrevista formal. Faça pesquisas sobre o empregador, prepare respostas para perguntas comuns em entrevistas, formule algumas perguntas que deseja fazer.

Escolha a melhor roupa profissional para a entrevista. Lembre-se de se maquiar adequadamente, fazer a barba e manter uma apresentação adequada. Isso vai contar muitos pontos a seu favor.

Na hora da entrevista, desligue tudo o que pode te prejudicar durante a entrevista. Isso inclui o celular, televisão, tablets, programas no computador, e até mesmo notificações das redes sociais. E esteja com disponível no momento que o selecionador te ligar.

Mesmo sendo uma entrevista de emprego online, tente fazer contato com a tela. Não pareça distraído, olhando para qualquer lado, principalmente para baixo. Mantenha sua postura correta. Usar gestos de mão para se comunicar também pode ser interessante, mas sem exageros.

Após a entrevista, escreva uma nota de agradecimento ao entrevistador.

Sucesso!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo